domingo, 10 de junho de 2012

O AMOR NOS TEMPOS DO BLOG

 O AMOR NOS TEMPOS DO BLOG de VINICIUS CAMPOS. Editora: CIA DAS LETRAS ISBN: 9788535920895
Recebi o livro da Companhia das Letras com autógrafo do autor para mim!!! Fiquei super feliz com o carinho!
O livro conta a história de Bernardo, 13 anos, que  resolve escrever um blog porque ..."escrever é uma das únicas maneiras que conhece de contar tudo o que vive e sente, a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem." Então só ficamos conhecendo a vida dele pelas postagens do blog. E é claro que ele usa um pseudônimo: ARIZA EM SILÊNCIO. Ariza é o nome do personagem do romance O AMOR EM TEMPOS DO CÓLERA do escritor GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ que é o livro favorito de Bernardo.

Ele tem uma paixão platônica  e vive o drama da separação dos pais... Gostei principalmente de duas "postagens" dele:
1. Sobre o silêncio em casa: "O Silêncio só me incomoda quando aparece para substituir alguma coisa que deveria estar lá." ... "Na minha casa houve mais silêncios que o comum durante esta semana."..."Mas não tentei fazer nada para mudá-lo, afinal eu sempre soube que os silêncios que não são naturais explodem em algum momento." página 17

Eu me lembro da minha adolescência e como o silêncio é marcante nesta fase. E como ele pode começar só sendo silêncio e tornar-se depressão.

2. "Antes eu os via como 'pais', mas agora posso reconhecer a personalidade de cada um e não gosto mais de um ou de outro, gosto dos dois, só que separadamente, como duas pessoas diferentes." páginas 21 e 22

Como muitas vezes a gente se esquece que um casal são duas pessoas. E muita vezes, numa relação, um pode anular-se em função do outro... e isso é muito triste e muito sério... e a uma das partes acaba cansando...

Há outros personagens que interagem na vida e nos comentários do Ariza em Silêncio, todos tem seus próprios blogs e daí a fonte das letras e a cor mudam, conforme o estilo da personagem:
Deusa Cibernética - diva total.
Cinderela Virtual.


E o legal é que o autor da história o Vinicius Campos deixa um comentário, numa das postagens, onde o leitor pode também deixar comentários sobre a história e sobre o livro. 
Depois da história o autor agradece ao Gabriel Garcia Márquez e adorei a frase que sublinhei (Eu adoro livros com marcações, comentários,  como o livro é meu e não vou dá-lo a ninguém, escrevo, comento, sublinho e  coloco asteriscos nas partes que acho mais interessantes!).

Sinopse da Editora:
Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou.
Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado.
É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.

Se você quiser ler um trecho, em PDF, pode clicar AQUI .

Adorei, li rapidinho, não tinha vontade de parar!

E esqueci de falar que deu uma vontade louca de ler O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA! Vai ser minha próxima aquisição!!! :)

2 comentários:

  1. Oi Gi!
    Que dica legal. Vou comprar pra Letícia.
    Adorei o blog, nao conhecia este ainda.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bao esse livro acabamos de ler tudo hoje e vi o filme

      Excluir